terça-feira, 25 de novembro de 2014

O Yoga da Síntese

O Yoga de Síntese é adequada para a grande maioria das pessoas.Ela é uma Yoga incomparável.
O homem é uma estranha e complexa mistura de vontade, sentimento e pensamento. Ele é um ser tri-uno. Ele é como um triciclo ou uma carruagem de três rodas. Ele deseja possuir o objeto de seus desejos. Ele tem emoção e assim ele sente. Ele tem razão e assim ele pensa e raciocina.
Em alguns, o elemento emocional pode preponderar, enquanto em outros o elemento racional pode dominar. Assim como, vontade, sentimento e pensamento não são distintos e separados; trabalho, devoção e conhecimento não se excluem uns aos outros. Ele precisa, então, desenvolver seu coração, intelecto e sua mão. Somente então, ele pode atingir a perfeição. Muitos aspirantes têm um desenvolvimento excessivamente enfatizado para um lado. Eles não possuem um desenvolvimento integral, porque eles negligenciam um ou outro desses aspectos de suas personalidades.
Um desenvolvimento unilateral não é recomendável. Religião e Yoga devem educar e desenvolver o homem como um todo - seu coração, intelecto e mão. Somente então, ele terá um desenvolvimento integral.
Na mente há três defeitos, que são Mala ou impureza, Vikshepa or inquietação e Avarana ou véu. As impurezas da mente devem ser removidas pela prática da Karma Yoga, por serviço altruísta. A inquietação deve ser removida por adoração ou Upasana, por Japa e devoção. O véu deve ser removido pela prática da Jnana Yoga, isto é, pelo estudo da lituratura vedântica, questionamento, autoanálise, serviço ao Guru e meditação profunda. Somente então, a Autorealização é possível.
Se você quer ver a sua face claramente num espelho, você precisa remover a sujeira dele, mantê-lo firme e estável e remover o que o está cobrindo. Você pode ver a sua face claramente no fundo de um lago somente se as impurezas forem removidas, se a água que está agitada pelo vento for estabilizada e se a sujeira e o musgo que estiverem na superfície forem removidos. Assim também é no caso da Autorealização.Ação, emoção e inteligência são os três cavalos que estão ligados ao seu corpo-carruagem. Eles devem trabalhar em perfeita harmonia e em uníssono. Somente então, a carruagem correrá suavemente. Deve haver um desenvolvimento integral. Você deve ter a cabeça de Shankara, o coração de Buddha e as mãos de Janaka.
A Yoga de Síntese por si só irá desenvolver a cabeça, coração e mão e levará a perfeição. Tornar-se harmoniosamente equilibrado em todas as direções é o ideal da religião e Yoga. Isso pode ser alcançado pela prática da Yoga de Síntese.
Contemplar um mesmo Self em todos os seres é Jnana, Sabedoria; amar o Self (Deus) é Bhakti, devoção; servir o Self é Karma, ação. Quando um Jnana Yogi atinge a sabedoria, ele é dotado com devoção e altruísmo. Karma Yoga é para ele uma expressão espontânea de sua natureza espiritual e ele vê o mesmo Self em tudo. Quando o devoto atinge perfeição na devoção, ele é dotado de sabedoria e atividade. Para ele também, é uma expressão espontânea de sua natureza divina porque ele contempla o mesmo Senhor em todo lugar. O Karma Yogi atinge sabedoria e devoção quando suas ações são totalmente desprovidas de ego. Os três caminhos são, de fato, um no qual os três diferentes temperamentos enfatizam um ou outro de seus componentes inseparáveis. A Yoga fornece o método pelo qual o Self (Deus) pode ser visto, amado e servido.
Então, todos devem ter uma Yoga como Yoga básica e combinar outras Yogas. Você pode combinar Nishkama Karma Yoga, Hatha Yoga, Raja Yoga, Bhakti Yoga, Sankirtan Yoga, etc., com Jnana Yoga como base. Esta é a minha Yoga de Síntese, a qual garantirá um rápido progresso espiritual.
Um pouco da prática de Hatha Yoga (Asanas e Pranayamas) lhe dará boa saúde. Raja Yoga estabilizará sua mente. Upasana e Karma Yoga purificarão seu coração e lhe prepararão para a prática do Vedanta. Sankirtan relaxará sua mente e o inspirará. A Meditação irá levá-lo a libertação.
Swami Sivananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário