terça-feira, 25 de novembro de 2014

Concentração e Meditação

021-Swami-Sivananda
Quando alguém se desenvolve na concentração, quando alguém se interessa realmente por ela, quando alguém comprova os seus benefícios, não abandona a sua prática. Não poderá ficar nem mais um dia sem a concentração. Se deixar de se concentrar, a pessoa ficará inquieta. A concentração resulta na alegria suprema, na força espiritual íntima. A concentração traz o conhecimento profundo e a profunda compreensão interior, a intuição. Em poucas palavras, é uma ciência maravilhosa. Não posso descrever os seus benefícios de maneira apropriada.

A mente, geralmente, vaga a esmo, sem rumo. Quando pensa em um objeto, num segundo deixa de pensar nele e pula para outro como um macaco, depois para um terceiro e assim por diante. Não pode fixar-se num só. Quando o pensamento se mantém continuadamente em um padrão definido, em uma única coisa, como o fluxo do óleo caindo de um vasilhame para outro, então isso é concentração.

Você precisa manifestar um grande interesse na prática da concentração. A atenção é o uso constante da mente. A compreensão sempre envolve a atenção. A atenção representa um grande papel na concentração. Ela é a base da vontade. Ela é encontrada nos homens de mentalidade forte. É uma faculdade rara. Compreender é estar atento. Através da atenção você tem um nitido e um claro conhecimento das coisas.


Cada pequena ação exige concentração e atenção de todo o coração. É muito dificil dizer onde termina a concentração e onde começa a meditação. A meditação segue a concentração. Aqueles que conseguem praticar a concentraçao evoluem rapidamente. Podem realizar qualquer trabalho com grande eficiência.Seja alegre, um brilhante futuro o aguarda. Pratique. Sinta. Levante-se. Acorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário